Eficácia de aventais equivalentes a 0,5 mm de chumbo em procedimentos PET usando o método Monte Carlo
Palavras-chave:
PET, Aventais de chumbo, Método Monte CarloResumo
Em Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET), os profissionais de saúde estão expostos a fótons de511 keV, resultantes do processo de aniquilação pósitron-elétron. Este valor é cerca de quatro vezessuperior à energia média dos fótons com 140 keV, normalmente emitida em ambiente envolvendoTomografia por Emissão de Fóton Único (SPECT). Apesar disso, aventais equivalentes a 0,5 mm dechumbo, recomendados como equipamentos de proteção individual em procedimentos com SPECT, sãotambém empregados em PET. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia dos aventaisequivalentes a 0,5 mm de chumbo, habitualmente empregados em SPECT, como equipamento deproteção individual em atividades envolvendo PET, utilizando o código Monte Carlo N-Particle versão4C (MCNP4C). Para tanto, a energia média deposita por partícula foi calculada para as regiõescorrespondentes às grandezas operacionais Hp(10) e Hp(0,07), em duas situações de exposiçãoindividual: com e sem o uso do avental. Os resultados obtidos indicam valores estatisticamente iguaispara Hp(10), nas duas situações simuladas. Em relação à região Hp(0,07), o uso do avental acarreta umaumento de até 26% para a dose absorvida. Com base nos resultados deste trabalho, pode-se afirmar queaventais equivalentes a 0,5 mm de chumbo não oferecem proteção adequada aos profissionais de saúdeenvolvidos em procedimentos com Tomografia por Emissão de Pósitrons.Downloads
Como Citar
Fonsêca, R. B., Campos, L., & Amaral, A. (2012). Eficácia de aventais equivalentes a 0,5 mm de chumbo em procedimentos PET usando o método Monte Carlo. Scientia Plena, 8(11(a). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1174
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.