Utilização das TIC no ensino complementar da histologia nas faculdades de odontologia do estado de São Paulo

Autores

  • Marco Antônio Dias da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Andresa Costa Pereira Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Histologia, Ensino, Internet

Resumo

De acordo com a UNESCO, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) representam a principal ferramenta na futura reforma educacional. Atualmente as TICs constituem um instrument didático importante, estando associadas à evolução dos métodos de ensino em cursos de educação básica e superior. A proposta desse estudo foi avaliar a utilização das TICs como ferramenta complementar no ensino da histologia nas faculdades de Odontologia do estado de São Paulo. Foi avaliada a presença do site de Histologia vinculado ao website das faculdades de Odontologia do estado de São Paulo de forma a verificar a utilização das TICs, chat, podcast de áudio, podcast de vídeo, fórum, quiz, textos, fotos e e-mail. Foi observado que apenas 6,5% dos cursos de odontologia apresentam um site especifico para a disciplina de Histologia, entretanto, nenhum deles utilizou mais que 40% das ferramentas avaliadas. Em adição, as universidades públicas disponibilizaram toda a informação livre encontrada. Também foi verificado que a maioria das TICs utilizadas foi e-mail, textos e figuras, respectivamente. Conclui-se que as TICs ligadas à internet têm sido subutilizadas para o ensino de Histologia nos cursos de Odontologia, o que dificulta a difusão do conhecimento por fontes confiáveis.

Biografia do Autor

Marco Antônio Dias da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas / Disciplina de Histologia. 

Andresa Costa Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas

Downloads

Publicado

2013-10-12