Utilização das TIC no ensino complementar da histologia nas faculdades de odontologia do estado de São Paulo

Marco Antônio Dias da Silva, Andresa Costa Pereira

Resumo


De acordo com a UNESCO, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) representam a principal ferramenta na futura reforma educacional. Atualmente as TICs constituem um instrument didático importante, estando associadas à evolução dos métodos de ensino em cursos de educação básica e superior. A proposta desse estudo foi avaliar a utilização das TICs como ferramenta complementar no ensino da histologia nas faculdades de Odontologia do estado de São Paulo. Foi avaliada a presença do site de Histologia vinculado ao website das faculdades de Odontologia do estado de São Paulo de forma a verificar a utilização das TICs, chat, podcast de áudio, podcast de vídeo, fórum, quiz, textos, fotos e e-mail. Foi observado que apenas 6,5% dos cursos de odontologia apresentam um site especifico para a disciplina de Histologia, entretanto, nenhum deles utilizou mais que 40% das ferramentas avaliadas. Em adição, as universidades públicas disponibilizaram toda a informação livre encontrada. Também foi verificado que a maioria das TICs utilizadas foi e-mail, textos e figuras, respectivamente. Conclui-se que as TICs ligadas à internet têm sido subutilizadas para o ensino de Histologia nos cursos de Odontologia, o que dificulta a difusão do conhecimento por fontes confiáveis.


Palavras-chave


Histologia; Ensino, Internet

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.