O bairro Jardins: processo de enobrecimento urbano, consolidação de estratos socioeconômicos e “ilhas” de segregação social.

Anselmo Belém Machado

Resumo


O artigo relata alguns problemas relacionados ao crescimento urbano descontrolado e rápido do bairro Jardins, situado na cidade de Aracaju (SE). O espaço construído dessa “célula urbana”, embora de minúscula dimensão, vem recebendo influência do processo de globalização pelo qual está passando o mundo. Pode-se observar que, na área estudada, a paisagem urbana, com novos modelos arquitetônicos, vem definindo as particularidades do bairro em relação a outros que, apesar de muito próximos, apresentam realidades econômicas e sociais bem diferentes. Durante a realização do estudo, constatou-se, na área, a existência de estratos socioeconômicos e de uma “Ilha” de segregação social. A existência de um espaço construído com especificidades de luxo e maior concentração de uma classe privilegiada é reforçada pela constatação em ser o metro quadrado mais caro da cidade de Aracaju.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.