Pós-tratamento de efluente de tanque séptico utilizando filtros intermitentes de areia operando em condições tropicais
Palavras-chave:
nitrificação, tecnologia sustentável, reúso agrícolaResumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar o desempenho de filtros intermitentes de areia, no pós-tratamento de efluente de tanque séptico operado sob condições tropicais. O sistema experimental era composto por um tanque séptico, constituído de três câmaras com defletores longitudinais na primeira câmera e incluindo um tanque de equilíbrio integrado. Este foi seguido por dois filtros de areia intermitentes que operaram em paralelo com área superficial de 1,94 m² cada. A profundidade de areia no filtro 1 foi de 1m e no filtro 2, 0,5m. Os filtros eram alimentados com efluente do tanque séptico através de sistema de sifão por 5 minutos a cada três horas (8 ciclos por dia). A qualidade sanitária dos efluentes finais e eficiência de nitrificação dos filtros foram monitoradas durante um período de um ano. A eficiência de remoção de coliformes termotolerantes foi de 3 unidades log de remoção no filtro 1 e 2 unidades log no filtro 2, quanto a ovos de helmintos a remoção foi total. A concentração de nitrogênio amoniacal foi reduzida de 34 mg N-NH4+ L-1para 6,3 e 5,6 mg N-NH4+ L-1respectivamente, nos efluentes dos filtros 1 e 2, representando uma diminuição na concentração de amônia de ~ 81% para o efluente do filtro 1 e ~ 83% para o filtro 2. A concentração média de nitrato foi ~ 28 mg N-NO3- L-1 e ~ 35 mg N-NO3- L-1 para os filtros 1 e 2, respectivamente.Downloads
Publicado
2013-09-24
Como Citar
Dias de Luna, M. L., Tavares de Sousa, J., Antunes de Lima, V. L., de Sousa Alves, A., & William Pearson, H. (2013). Pós-tratamento de efluente de tanque séptico utilizando filtros intermitentes de areia operando em condições tropicais. Scientia Plena, 9(9). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1115
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.