Estudo de técnicas de pseudocoloração aplicadas a imagens radiográficas – Uma abordagem aprimorada.
Palavras-chave:
pseudocoloração, processamento de imagens, radiologiaResumo
Este trabalho descreve as duas principais técnicas de pseudocoloração de imagens radiográficas. Uma abordagem aprimorada com o emprego da equalização do histograma e filtro de Wiener é apresentada com resultados interessantes e validados por especialista de domínio específico. A aplicação desta abordagem a imagens radiológicas médicas ou odontológicas, permite evitar a repetição da aquisição, erros de interpretação, exposição do paciente, conforto na análise da imagem pela redução da fadiga visual do profissional da saúde e maior confiabilidade na provisão dos laudos devido a visualização de detalhes quase imperceptíveis na imagem monocromática. Outras propostas de continuidade também são apresentadas com o intuito de se prover uma ferramenta auxiliar na provisão de diagnósticos.Downloads
Publicado
2013-01-15
Como Citar
Jantsch, G. E., & Felipussi, S. C. (2013). Estudo de técnicas de pseudocoloração aplicadas a imagens radiográficas – Uma abordagem aprimorada. Scientia Plena, 8(11(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1098
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.