Educação profissionalizante e inclusão social na escola municipal de aprendizagem industrial (EMAI)

Autores

  • Daniel Benitti Lorenzett Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Cleusa Pereira da Silva Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Alessandra Alfaro Bastos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Aline Ritter Curti Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Karla Marques da Rocha Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Mauricio Neuhaus Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Leoni Pentiado Godoy Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Escola inclusiva, formação profissional, práticas educativas.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a efetiva atuação da Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI) como veículo de inclusão social. A pesquisa se processa sob a ótica dos dirigentes e do Projeto Pedagógico (PP). Para tanto, foi realizado um estudo documental junto ao PP da instituição e uma entrevista semiestruturada com os representantes da escola. Por meio de análise documental e entrevista verificou-se que a EMAI não é oficialmente uma instituição inclusiva. Entretanto, ao longo de sua trajetória e por meio de suas ações ela se caracteriza como uma instituição que promove a inclusão social de seus educandos.

Biografia do Autor

Daniel Benitti Lorenzett, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Engenharia de Produção (UFSM)

Alessandra Alfaro Bastos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Ciências Sociais (UFSM)

Aline Ritter Curti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Engenharia Florestal (UFSM), doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal (UFSM)

Karla Marques da Rocha, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Prof.ª Drª do Dep. de Metodologia do Ensino (UFSM)

Leoni Pentiado Godoy, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Profª Drª do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

2013-12-07

Como Citar

Lorenzett, D. B., Silva, C. P. da, Bastos, A. A., Curti, A. R., Rocha, K. M. da, Neuhaus, M., & Godoy, L. P. (2013). Educação profissionalizante e inclusão social na escola municipal de aprendizagem industrial (EMAI). Scientia Plena, 9(11). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1093