Evolução da paisagem costeira da Coroa do Meio e Atalaia – Aracaju-SE
Palavras-chave:
unidades de paisagem, ocupação humana, mancha-corredor-matrizResumo
A paisagem costeira é um sistema complexo devido à interação de processos continentais, atmosféricos, oceânicos e antrópicos. O objetivo do desse trabalho é analisar a evolução da paisagem da Coroa do Meio e Atalaia – Aracaju - SE nos anos de 1965 e 2008. Os procedimentos metodológicos consistiram em: mapeamento das unidades de paisagem para 1965 e 2008 e geoprocessamento dos dados no programa Spring versão 5.1.6. Para análise dos dados, foi utilizado o modelo Mancha-Corredor-Matriz. As unidades de paisagem mapeadas foram: Praia, Duna/Interduna, Planície de Maré, Terraço Flúviomarinho e Ocupação Humana. A adaptação do modelo para a área investigada mostrou que, em 1965, a ocupação humana representava a mancha e as unidades de paisagem naturais representavam a matriz. Esse cenário se alterou em 2008; a ocupação humana passou a representar a matriz, enquanto que as unidades de paisagem naturais representavam a mancha. As vias de acesso foram as responsáveis pela consolidação da ocupação como matriz. Dessa forma, a ocupação humana se expandiu sobre as unidades de paisagem naturais ao longo do período analisado. Este trabalho fornece subsídios para o planejamento ambiental da área investigada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.