Ritmo climático e agricultura: Uma abordagem integrada no município de Pão-de-Açúcar - AL

Autores

  • Marcelo Alves Mendes Universidade Federal de Sergipe
  • Josefa E. S. de S. Pinto Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O conhecimento das condições climáticas é fundamental para as atividades humano-econômicas, sobretudo, para o planejamento agrícola. A área em estudo está situada no sudoeste do Estado de Alagoas, limite com o Estado de Sergipe por meio do rio São Francisco. O objetivo desse trabalho é analisar o comportamento do rítmico climático e suas relações com a agricultura na espacialidade de Pão-de-Açúcar numa perspectiva de contribuir para o desenvolvimento local. Para realização desse trabalho foram aplicados questionários na pesquisa de campo, visita a instituições, analise de dados climáticos, elaboração de gráficos e tabelas além de pesquisas bibliográficas. Fatores geográficos locais como altitude e relevo são pouco significativos, pela própria simplicidade de suas formas. Os tipos de solo direcionam algumas atividades agrícolas. É na cultura e na política que reside a maior dificuldade de desenvolvimento do município e de convivência entre o homem e a natureza, em suas diversas ações, de certa maneira habituais, em ciclos ou de rotina.

 

Palavras – Chave: Espaço, Ritmo Climático, Agricultura.

Biografia do Autor

Marcelo Alves Mendes, Universidade Federal de Sergipe

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Geografia Agrária pelo Núcleo de Pós-Graduação em Geografia e Doutorando pela mesma Instituição.

Professor substituto pelo Departamento de Geografia da UFS em 2009 e atualmente Coordenador da disciplina Geografia Agrária pela UAB/UFS. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre Transformações do Mundo Rural credenciado pela CAPES/CNPq.

Downloads

Publicado

2011-05-13

Como Citar

Mendes, M. A., & Pinto, J. E. S. de S. (2011). Ritmo climático e agricultura: Uma abordagem integrada no município de Pão-de-Açúcar - AL. Scientia Plena, 7(4). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/108

Edição

Seção

Artigos