Vulnerabilidade socioeconômica em cominidades rurais do município de Areia, Estado da Paraíba

Autores

  • Sr Silva Cruz Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal da Paraíba
  • F. Q. Sousa
  • C. J. Oliveira
  • C. A. B. Alves
  • J. S. Souto
  • E. N. Nunes

Palavras-chave:

vulnerabilidade, comunidades rurais, impactos socioeconômicos

Resumo

A vulnerabilidade é uma característica que pode variar de acordo com as possibilidades sociais e econômicas de uma população específica. As condições socioeconômicas nas quais grupos de pessoas estão inseridos são bastante diversificadas e têm forte influência de políticas públicas de desenvolvimento. Nas cidades, milhares de pessoas não dispõem de condições socioeconômicas dignas, fato que se agrava ainda mais na zona rural, onde são observadas condições que conferem riscos e agridem a estabilidade da população. Avaliar e analisar as vulnerabilidades nas quais os grupos populacionais residentes em comunidades rurais estão expostos é extremamente importante para que se possa implantar políticas públicas de desenvolvimento sustentável que garantam uma melhor qualidade de vida. O objetivo desse trabalho é diagnosticar o índice de vulnerabilidade socioeconômica na zona rural do município de Areia, estado da Paraíba. Para a realização da pesquisa foram aplicados questionários às famílias distribuídas na zona rural compreendida em um raio de 7 km em relação ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. Foram constatados altos índices de vulnerabilidades social e econômica, os quais corresponderam respectivamente a 43,3% e 80%. O baixo nível de escolaridade e a falta de políticas públicas voltadas para atender as necessidades básicas das famílias entrevistadas, o baixo índice de fonte de crédito rural e da comercialização dos produtos agrícolas são fatores que contribuem para a alta vulnerabilidade socioeconômica da região.

Biografia do Autor

Sr Silva Cruz, Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal da Paraíba

Engenheiro Agrônomo formado pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Areia-PB. Atualmente é aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia do CCA-UFPB atuando na linha de pesquisa Ecologia, Manejo e Conservação de Recursos Naturais.

Downloads

Publicado

2013-07-19

Como Citar

Cruz, S. S., Sousa, F. Q., Oliveira, C. J., Alves, C. A. B., Souto, J. S., & Nunes, E. N. (2013). Vulnerabilidade socioeconômica em cominidades rurais do município de Areia, Estado da Paraíba. Scientia Plena, 9(5). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1057

Edição

Seção

Artigos