Vulnerabilidade socioeconômica em cominidades rurais do município de Areia, Estado da Paraíba
Palavras-chave:
vulnerabilidade, comunidades rurais, impactos socioeconômicosResumo
A vulnerabilidade é uma característica que pode variar de acordo com as possibilidades sociais e econômicas de uma população específica. As condições socioeconômicas nas quais grupos de pessoas estão inseridos são bastante diversificadas e têm forte influência de políticas públicas de desenvolvimento. Nas cidades, milhares de pessoas não dispõem de condições socioeconômicas dignas, fato que se agrava ainda mais na zona rural, onde são observadas condições que conferem riscos e agridem a estabilidade da população. Avaliar e analisar as vulnerabilidades nas quais os grupos populacionais residentes em comunidades rurais estão expostos é extremamente importante para que se possa implantar políticas públicas de desenvolvimento sustentável que garantam uma melhor qualidade de vida. O objetivo desse trabalho é diagnosticar o índice de vulnerabilidade socioeconômica na zona rural do município de Areia, estado da Paraíba. Para a realização da pesquisa foram aplicados questionários às famílias distribuídas na zona rural compreendida em um raio de 7 km em relação ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. Foram constatados altos índices de vulnerabilidades social e econômica, os quais corresponderam respectivamente a 43,3% e 80%. O baixo nível de escolaridade e a falta de políticas públicas voltadas para atender as necessidades básicas das famílias entrevistadas, o baixo índice de fonte de crédito rural e da comercialização dos produtos agrícolas são fatores que contribuem para a alta vulnerabilidade socioeconômica da região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.