Determinação da perda de solos por erosão laminar na bacia hidrográfica do arroio Marrecas, RS, Brasil

Autores

  • Gisele Cemin Universidade de Caxias do Sul
  • Eduardo Périco Centro Universitário - Univates
  • Vânia Elisabete Schneider Universidade de Caxias do Sul
  • Alexandra Rodrigues Finotti Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Equação Universal de Perda de Solo, SIG, conservação

Resumo

O assoreamento de um reservatório está diretamente relacionado com a erosão dos solos e, quanto maior a quantidade de sedimento aportado para o seu interior, menor sua capacidade de armazenamento e consequentemente, vida útil. Como é muito dispendioso monitorar a erosão em toda a bacia hidrográfica, utiliza-se a modelagem matemática. A Equação Universal de Perda de Solo (EUPS) foi elaborada visando prever perdas de solos médias em períodos longos e condições específicas. O objetivo do presente trabalho foi de aplicar a EUPS na bacia do Arroio Marrecas, no Rio Grande do Sul, visando estimar a geração de sedimentos por meio de erosão laminar. O cálculo da EUPS foi realizado através do uso de SIG (Sistema de Informações Geográficas). Os resultados indicam que a bacia em estudo apresenta baixa geração de sedimentos por erosão laminar, apresentando maior parte da sua extensão inserida nas classes com muito baixa a baixa perda de solos. A utilização de Sistemas de Informação Geográfica (SIGs), associados a dados de Sensoriamento Remoto e Cartografia Digital, permitiu a obtenção dos fatores que compõem a EUPS, possibilitando a análise espacial da geração de sedimentos na bacia, fornecendo subsídios para a seleção de práticas conservacionistas.

Biografia do Autor

Gisele Cemin, Universidade de Caxias do Sul

Instituto de Saneamento Ambiental/Universidade de Caxias do Sul

Eduardo Périco, Centro Universitário - Univates

Professor/pesquisador do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) (níveis de mestrado e doutorado).

Vânia Elisabete Schneider, Universidade de Caxias do Sul

Instituto de Saneamento Ambiental/Universidade de Caxias do Sul

Alexandra Rodrigues Finotti, Universidade de Caxias do Sul

Instituto de Saneamento Ambiental/Universidade de Caxias do Sul

Downloads

Publicado

2013-02-21

Como Citar

Cemin, G., Périco, E., Schneider, V. E., & Finotti, A. R. (2013). Determinação da perda de solos por erosão laminar na bacia hidrográfica do arroio Marrecas, RS, Brasil. Scientia Plena, 9(1). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1039