Resistência mecânica à penetração sob diferentes sistemas de uso do solo

Autores

  • Renato Paiva Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • M. J. León
  • A. R Silva

Palavras-chave:

pastagem, compactação, física do solo

Resumo

O cultivo do solo sob diversos sistemas de manejo tem provocado mudanças nas propriedades físicas e morfológicas do solo. O objetivo deste trabalho foi determinar a influência de três diferentes formas de uso do solo sobre a resistência mecânica à penetração (RMP). O trabalho foi realizado na Fazenda Experimental Chã-de-Jardim, CCA/UFPB, Areia, Paraíba. O ensaio foi conduzido em Latossolo Amarelo seguindo delineamento inteiramente casualizado com oito repetições (pontos amostrais). Utilizou-se o esquema de parcelas subdivididas, tendo nas parcelas, de dimensão 35x35 m, três diferentes sistemas de uso do solo: campo nativo, área cultivada e área de pastagem; nas subparcelas, cinco profundidades: 0-10, 10-20, 20-30, 30-40 e 40-50 cm. O solo sob cultivo apresentou RMP máxima de 1,917 MPa. Na área sob pastagem constatou-se média máxima de 2,698 MPa. A área de cultivo foi a que apresentou, no geral, os menores valores médios de resistência mecânica à penetração. A área de pastagem apresentou os maiores valores de resistência mecânica à penetração nos primeiros 30 cm de profundidade. Em profundidades superiores a 30 cm, os maiores valores médios de resistência mecânica à penetração foram observados no campo nativo.

Biografia do Autor

Renato Paiva Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Engenheiro Agrônomo pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. Atuou na iniciação a docência como monitor das disciplinas Quimica e Fertilidade do Solo e Mecanização Agrícola e foi Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. Realizou estágios extracurriculares no setor de mecanização agrícola do CCA/UFPB, bem como no setor sucroenergético em MT. Atualmente é estudante de mestrado do PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRICOLA da UFRPE. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola e Solos, com ênfase em automação agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: cana-de-açúcar, penetrometria, GPS, física do solo.

Downloads

Publicado

2013-07-19

Como Citar

Lima, R. P., León, M. J., & Silva, A. R. (2013). Resistência mecânica à penetração sob diferentes sistemas de uso do solo. Scientia Plena, 9(6). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1035

Edição

Seção

Artigos