Mensuração da contribuição do setor privado para a cobertura arbórea no município de Piracicaba.

Daniel Azevedo Mendes Oliveira, Cristiane Renata Gaiotto Caldana, Aroldo Luiz Pereira Cardoso, Demóstenes Ferreira Silva Filho, Jefferson Lordello Polizel, Flávio Bertin Gandara Mendes

Resumo


A manutenção da vegetação urbana é extremamente importante como mantenedora da qualidade de vida da população. Com relação aos principais estudos sobre vegetação urbana normalmente são abordados parques urbanos, os locais normalmente negligenciados nestes estudos, são áreas verdes dentro de terrenos particulares, como os quintais urbanos. Estes apresentam uma grande importância ecológica. O objetivo deste trabalho foi quantificar a área de cobertura arbórea que se encontra dentro de áreas privadas no perímetro urbano do município de Piracicaba, utilizando imagem do Satélite WorldView-2 e softwares para obtenção dos resultados. Neste trabalho foram utilizadas imagens WorldView-2 de 2011 da área urbana expandida do município de Piracicaba. Nesta imagem foi feita a classificação supervisionada através do software MultiSpec 3.4 em 12 classes, mensurando a cobertura arbórea do município. Após a classificação e análise visual da imagem foi criado um buffer no software Quantum Gis 2.8.1.de 10 metros para ruas e 12 metros para avenidas, para excluir árvores em ruas e avenidas.Após este procedimento no programa ArcGis 10.2.2 foram retiradas todas as das vias públicas, pela ferramente clip, entre a classe copa de árvore e o buffer de ruas. Ainda neste software foram cortadas todas as área com cobertura arbórea em áreas publicas, APPs, e zonas de transição, com a ferramenta erase, contabilizando somente as árvores em terrenos privados.  Foi encontrada uma área de 5338,15 ha de cobertura arbórea total na área urbana expandida do município de Piracicaba em 2011, destes 1083,4 ha de cobertura arbórea estava em áreas privadas representando 20,3%.


Palavras-chave


Ecologia Florestal Urbana, Silvicultura Urbana, Geoprocessamento

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14808/sci.plena.2015.101001

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.