Proposta metodológica para planejamento e interpretação da natureza em área de transição cerrado-caatinga em Bom Jesus – PI: Trilha do Cedro
Palavras-chave:
Interpretação da natureza, ecoturismo, conservaçãoResumo
A Interpretação Ambiental consiste em traduzir informações técnicas para uma linguagem que possa ser facilmente compreendida pelas pessoas. No sul do Piauí, onde existe um processo acelerado de substituição da vegetação nativa por agricultura e pastagens, áreas que possuem potencial turístico, muitas vezes consideradas de pouco valor pelas comunidades humanas, poderiam ser submetidas às técnicas de Interpretação da Natureza na tentativa de despertar nas pessoas o interesse em cooperar para sua proteção. Assim, o objetivo deste trabalho foi descrever a Trilha do Cedro, localizada em uma propriedade particular no município de Bom Jesus, PI, bem como propor práticas de Interpretação da Natureza no local. A Trilha do Cedro, já há alguns anos visitada para fins recreativos, apresenta relativa biodiversidade. No entanto, o nível da água do riacho a que a trilha dá acesso tem diminuido, denotando a importância de se implantar técnicas de interpretação da natureza no local para que estas sirvam desubsídio para a recuperação das nascentes do Riacho do Cedro.
Downloads
Publicado
2012-07-27
Como Citar
Amaral, G. C., Oliveira, T. M., Botrel, R. T., Souza, K. B., & Lopes, M. S. (2012). Proposta metodológica para planejamento e interpretação da natureza em área de transição cerrado-caatinga em Bom Jesus – PI: Trilha do Cedro. Scientia Plena, 8(4(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1006
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.