Infestação em sementes de Vachellia farnesiana (L.) Wight & Arn. – Leguminosae-Mimosoidae por Bruchidae: Coleoptera

M. Silva, F. G. D. Moraes, S. P. S. Xavier, M. B. Bittar

Resumo


As espécies florestais possuem, num geral, a característica de se propagar por meio de auto-fuste. Isso quer dizer que necessitam das sementes para que possam se perpetuar. Um dos grandes problemas para que haja essa perpetuação é a predação de sementes, que são atacadas, num geral por insetos. Apesar de serem poucas as espécies de insetos que causam danos, alguns podem causar prejuízos. A Vachellia
farnesiana (L.) Wight & Arn é uma espécie arbóreo-arbustiva da família das Leguminosae que ocorre em todo o Brasil, inclusive na Região do Pólo Gesseiro do Araripe, PE, onde foi realizada a coleta de sementes dessa espécie para avaliação de danos causados por insetos da família Bruchidae (Coleoptera), no qual se percebeu que esses insetos causaram danos na maioria das sementes coletadas. Porém observou-se, também, que esses insetos era parasitados por uma espécie de vespa (Hymenoptera). Avaliando-se dessa forma a infestação nas sementes V. farnesiana por esses besouros e o controle natural que foi realizado nos mesmos.

Palavras-chave


Vachellia farnesiana; infestação; Bruchidae; parasitóide

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.