Determinação da porosidade do carvão do Ziziphus joazeiro (Martius) e da Prosopis juliflora (Sw.) DC.
Palavras-chave:
Ziziphus joazeiro, Prosopis juliflora, porosidade do carvão vegetalResumo
O presente trabalho visa determinar a porosidade do carvão do Ziziphus joazeiro (Martius) e da Prosopis juliflora (Sw.) DC., a partir da analises das densidades aparente e verdadeira, e com isto ampliar o numero de trabalhos científicos que buscam o conhecimento sobre as espécies arbóreas de ocorrência nosemiárido do nordestino. Foram selecionadas cinco indivíduos de cada espécie, os quais apresentaram uma boa fitossanidade, os mesmos foram coletados e retirados discos de cada árvore (5 por individuo), os mesmos foram transformados em cavacos para a realização das carbonizações, tendo como produto final o carvão, em seguida realizou-se os ensaios para a determinação das densidades. Verificou-se por tanto que os valores médios da densidade básica média entre as duas espécies apresentaram diferenças
significativas, sendo que a Ziziphus joazeiro (75,22%), apresentou valores inferiores, aos obitidos pela Prosopis juliflora (82,25%). Com base nos dados obitidos e analisados, pode-se considerar ambas as espécies exelentes para producao de carvão vegetal.
Downloads
Publicado
2012-07-27
Como Citar
Fonsêca, C. M. B., Oliveira, E., Souza, P. F., & Lima, C. R. (2012). Determinação da porosidade do carvão do Ziziphus joazeiro (Martius) e da Prosopis juliflora (Sw.) DC. Scientia Plena, 8(4(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1002
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.