Levantamento da entomofauna associada em sistema agroflorestal

J. O. Dantas, M. J. C. Santos, F. R. Santos, T. P. B. Pereira, A. V. S. Oliveira, C. C. Araújo, C. S. Passos, M. R. Rita

Resumo


Sistemas Agroflorestais integram árvores com cultivos agrícolas e/ou pecuária, visando o melhor aproveitamento dos recursos naturais, ajuda a fixar o homem no campo, reduz o desmatamento e melhora a qualidade de vida dos envolvidos. A identificação das relações ecológicas entre a entomofauna e o cultivar é um passo importante para manutenção do equilíbrio. Este trabalho foi desenvolvido em um saf no Instituto Federal de Sergipe no Campus São Cristóvão com: Gliricídea, Eucalipto, Craibeira e Seringueira. Os insetos foram capturados com pitfalls durante a estação chuvosa. Foram coletados 766 insetos, as ordens Hymenoptera (63,18%) e Orthoptera (27,80%) foram as mais abundantes. A família Formicidae representou (61,48%)do total de insetos coletados e (97,31%) da ordem Hymenoptera.

Palavras-chave


agrofloresta; predação; fragmentação; Safs; riqueza de especies

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.