Escarificação mecânica e química na superação de dormência de Adenanthera pavonina L. (Fabaceae: Mimosoideae)
Palavras-chave:
germinação, tegumento, produção vegetalResumo
As sementes de Adenanthera pavonina apresentam dormência causada pela impermeabilidade do tegumento à água. Com o objetivo de determinar a melhor metodologia para superação da dormência da espécie, sementes distribuídas em grupos de 25 unidades, em quatro placas de Petri foram submetidas a tratamentos de escarificação mecânica com lixa e tesoura na região oposta ao hilo, e química, com os ácidos sulfúrico (H2SO4) e clorídrico (HCl) por 30 e 40 minutos. O experimento foi conduzido em câmara de germinação B.O.D. sob temperatura de 25°C e 120 µmol.m-2.s-1. Os dados coletados foram utilizados para o cálculo da Germinabilidade (G%), Índice de Velocidade de Germinação (IVG) e Sementes Deterioradas (SD%). Também foi realizada a curva de embebição para análise do tipo de dormência apresentada por estas sementes. A curva apresentou modelo trifásico na qual a fase FI foi completada em 3 h e a FIII iniciou-se após 12 h de embebição. Os resultados demonstraram que os tratamentos pré-germinativos promoveram a germinação de A. pavonina, sendo que a escarificação com ácido sulfúrico por 30 minutos e com tesoura são os métodos mais efetivos para a superação de dormência desta espécie.Downloads
Publicado
2012-06-13
Como Citar
Mantoan, P., Souza-Leal, T., Pessa, H., Marteline, M. A., & Pedroso de Moraes, C. (2012). Escarificação mecânica e química na superação de dormência de Adenanthera pavonina L. (Fabaceae: Mimosoideae). Scientia Plena, 8(5). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/100
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.