O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente

Autores

  • Gisele Letícia dos Santos Barbosa UFLA
  • Josefina Aparecida de Souza UFLA
  • Rita de Cássia Suart Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.097201

Palavras-chave:

formação docente, PIBID, licenciatura

Resumo

O PIBID é um programa que visa a formação inicial de professores. Suas ações vêm se consolidando desde que foi implantado, em 2008, e é realidade em várias instituições de ensino superior no Brasil. Tendo em vista a relevância desse programa em âmbito nacional, analisa-se nesse trabalho a motivação dos estudantes da Licenciatura em Química de uma Universidade do sul de Minas Gerais ao ingressarem nesse programa, bem como, as expectativas dos professores em formação inicial com relação à contribuição desse programa para a formação docente. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com doze participantes do PIBID/Química durante o segundo período letivo do ano de 2013. Os resultados mostram que, embora alguns licenciandos tenham iniciado o curso sem compreenderem o verdadeiro papel da docência, a participação no PIBID parece estar contribuindo para uma imersão dos futuros professores na prática profissional, bem como, aumentando o interesse deles em seguirem a carreira docente.

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Publicado

2015-09-06

Como Citar

Barbosa, G. L. dos S., de Souza, J. A., & Suart, R. de C. (2015). O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente. Scientia Plena, 11(9). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.097201