Extração de conhecimento a partir de bancos de dados oceanográficos mistos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.081326Palavras-chave:
descoberta de conhecimento, mineração de dados, oceanografia.Resumo
Em estudos oceanográficos é comum o uso de diferentes bases de dados visando correlacionar estruturas comuns que evidenciem ou comprovem determinado aspecto. Tal como dados oceanográficos e meteorológicos provenientes de satélites, boias, entre outros, disponibilizados publicamente por órgãos internacionais de pesquisa. O intuito deste trabalho foi desenvolver um processo de extração de conhecimento de forma a correlacionar dados de sensoriamento remoto como temperatura do oceano e níveis de clorofila-a, com dados pontuais de captura provenientes de empresas de pesca. Desta forma, a abundância do recurso vivo Bonito-Listrado (Katsuwonus Pelamis) foi correlacionada com parâmetros ambientais provenientes de sensores satelitais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.