Avaliação do nível de segurança estrutural de pilares de concreto armado através de metodologia numérica
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.081312Palavras-chave:
confiabilidade estrutural, pilares de concreto armado, Método dos Elementos FinitosResumo
O projeto de uma estrutura de concreto armado envolve uma série de variáveis de caráter aleatório que podem ser de difícil mensuração. Dentre estas variáveis, pode ser destacada a grande variabilidade inerente às propriedades mecânicas do material, sobretudo a resistência à compressão do concreto. As incertezas decorrentes do processo de produção e controle tecnológico do concreto tendem a influenciar de forma decisiva a tomada de decisões acerca da probabilidade de falha e, consequente confiabilidade das estruturas. Este trabalho apresenta um modelo computacional de simulação do comportamento de pilares de concreto armado e consequente determinação da carga de ruptura baseado no Método dos Elementos Finitos. O modelo foi validado através da comparação com resultados experimentais presentes na literatura. Para a avaliação da segurança estrutural utilizou-se o valor do índice de confiabilidade (b); obtido através dos métodos de Monte Carlo e FORM. Os resultados mostram que o modelo é capaz de simular de forma confiável o comportamento da estrutura e assim inferir sobre o nível de confiabilidade destes elementos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.