Influência da Convecção Mista sobre a Otimização Geométrica de um Arranjo Triangular de Cilindros em Escoamentos Laminares
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.081311Palavras-chave:
Escoamentos Externos, Arranjo de Cilindros, Otimização Geométrica, Constructal Design, Convecção Mista.Resumo
Este estudo numérico consiste em avaliar a forma geométrica de um arranjo triangular de cilindros submetidos a escoamentos transientes, bi-dimensionais, incompressíveis, laminares e com convecção mista por meios do Constructal Design. As simulações foram realizadas para escoamentos com números de Reynolds e Prandtl, de 100 e 0,71, respectivamente, avaliando-se três diferentes números de Richardson: Ri = 0,1; 1,0; e 10,0. As equações de conservação de massa, quantidade de movimento e energia foram resolvidas com o uso do método de volumes finitos (FVM – do inglês: Finite Volume Method). A área ocupada pelos cilindros é uma restrição geométrica do problema. O principal objetivo é avaliar a influência do Ri no efeito da razão ST/D (passo transversal sobre o diâmetro) sobre o coeficiente de arrasto (CD) e o número de Nusselt (NuD) entre os cilindros e o escoamento circundante, bem como obter as geometrias ótimas do problema multiobjetivo. Em todos os casos estudados a razão SL/D (passo longitudinal sobre o diâmetro) foi mantida fixa, SL/D = 1,5. Foi avaliado que a variação do mecanismo motriz do escoamento (causado pela variação do número de Richardson) não somente afetou as magnitudes de CD e NuD, mas também alterou o comportamento das camadas limite fluidodinâmica e térmica conduzindo a alterações no efeito da razão ST/D sobre CD e NuD.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.