Análise Não Linear Estática de Treliça Plana Utilizando a Mecânica do Dano
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.081301Palavras-chave:
Treliça, Mecânica do Dano, Elementos Finitos.Resumo
As treliças possuem um vasto campo de aplicação na Engenharia de Estruturas, sendo muito utilizadas na construção de pontes - rodoviárias e ferroviárias, em estruturas de cobertura de edificações, em torres de transmissão de energia, entre diversos outros usos. Em geral são relativamente leves e especialmente indicadas para superar grandes vãos ou suportar carregamentos elevados. Nesse contexto, as treliças tornam‐se uma solução econômica e prática. Este artigo tem como objetivo avaliar o comportamento estrutural de treliças planas via Método dos Elementos Finitos considerando a não linearidade física. A relação constitutiva do material é descrita por um modelo baseado na teoria da Mecânica do Dano Contínuo. As análises não lineares são efetuadas por meio do método de Comprimento de Arco com o processo iterativo tipo Newton - Raphson. A partir dos resultados numéricos, a modelagem proposta apresenta potencialidade na análise de treliças planas devido a sua reduzida complexidade e baixo custo computacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.