Estudo da remoção do corante têxtil turquesa de efluentes industriais utilizando peneiras moleculares zeolíticas sintéticas
Palavras-chave:
peneiras moleculares zeolíticas, corante turquesa, efluente têxtil.Resumo
As peneiras moleculares zeolíticas têm sido continuamente estudadas em processos que envolvem a catálise heterogênea e fenômenos de adsorção. O uso da adsorção vem sendo potencialmente aplicado em remoção de contaminantes dos efluentes provenientes da indústria têxtil. As zeólitas com estrutura FAU, BEA e MTW estudadas neste trabalho foram caracterizadas por técnicas físico-químicas. Os difratogramas de raios-X evidenciaram a presença da estrutura cristalina FAU, BEA e MTW nos adsorventes. Os espectros FT-IR mostraram bandas relativas à estrutura zeolítica. Os estudos de remoção do corante turquesa foram realizados em meio ácido (pH 1), com concentração de 50 ppm do efluente sintético e utilizando as zeólitas obtidas. As porcentagens de remoção mais significantes para o efluente sintético foram: 80%, 68% e 85% (FAU, BEA e MTW, amoniacal) e 83%, 78% e 83% (FAU, BEA e MTW, ácida). Testes de reaproveitamento foram realizados e resultados eficientes ainda foram notados. Análises com o efluente bruto mostraram resultados ainda mais eficazes. Os índices de remoção foram: 94%, 93%, 88% (FAU, BEA e MTW, amoniacal) e 95%, 87% e 90% (FAU, BEA e MTW, ácida).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.