Estudo do modelo XY diluído na rede Kagomé utilizando simulação Monte Carlo

Autores

  • João Batista dos Santos-Filho Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia de Sergipe (IFS)
  • Tatiana Santos de Araujo Batista Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia de Sergipe (IFS)
  • Douglas Ferreira de Albuquerque DMA-UFS
  • André Luis Passos DFI-UFS

Palavras-chave:

desordem temperada, rede kagome, simulação Monte Carlo

Resumo

Neste trabalho estudou-se a influência de impurezas não magnética temperada sobre o modelo XY numa rede Kagome. Esse estudo foi realizado utilizando o método de Monte Carlos hibrido e teoria de escala de tamanho finito para estimar localizar os pontos de transição BKT com boa precisão. O diagrama de transição de fase obtido apresenta uma região de ordem topológica de uma região desordenada, separadas por uma linha de transição BKT. A declividade inicial da temperatura com a diluição apresentou um valor superior à encontrada para rede quadrada.  

Biografia do Autor

João Batista dos Santos-Filho, Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia de Sergipe (IFS)

Professor efetivo do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), Mestre pela Universidade Federal de Sergipe (2008), Graduado em Engenharia Elétrica com habilitação em Eletrônica pela Universidade Federal de Sergipe (2006), Técnico em programação avançada pelo CEFT-SE (2004). Tem experiência na área de Eletromagnetismo e Materiais Magnéticos, Simulação Computacional, atuando nos seguintes temas: Matérias magnéticos diluídos, sistemas complexos, simulação Monte Carlo, dinâmica molecular, e Técnica do Operador Diferencial. 

Tatiana Santos de Araujo Batista, Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia de Sergipe (IFS)

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Doutora em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2010), Mestre em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2006), Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2002) e técnica em contabilidade (1998). Tem formação complementar em Estudos de Educação em Química e Ensino Experimental de Química. Tem experiência na área de Física e Química com ênfase em Nanomateriais, atuando principalmente nos seguintes temas: fosfatos de cálcio e propriedades ópticas de nanomateriais. 

Douglas Ferreira de Albuquerque, DMA-UFS

possui graduação em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1991) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1996). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Equação de Estado, Equilíbrio de Fases e Transições de Fase, atuando principalmente nos seguintes temas: modelo de Ising, grupo de renormalização, teoria de campo efetivo, método de Monte Carlo

André Luis Passos, DFI-UFS

possui mestrado em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2006). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades Elétricas da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: pontos quânticos, matrizes aleatórias e torque de transferência de spin.

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

Santos-Filho, J. B. dos, Araujo Batista, T. S. de, de Albuquerque, D. F., & Passos, A. L. (2015). Estudo do modelo XY diluído na rede Kagomé utilizando simulação Monte Carlo. Scientia Plena, 11(7), 7. Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/074801

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)