Produção de mudas de batata-doce em função da posição da folha e de diferentes concentrações de AIB
Palavras-chave:
Ipomoea batatas L., fitormônio, qualidade de mudasResumo
Com o objetivo de avaliar a influência da posição da folha e do uso do AIB na produção de mudas de batata-doce, Ipomoea batatas L., foram implantados dois ensaios em casa de vegetação. O delineamento experimental empregado para ambos foi o de blocos casualizados, com três blocos e uma repetição em cada bloco, sendo o primeiro experimento conduzido em esquema fatorial 4x2, testando-se quatro posições da folha (quarta, quinta, sexta e sétima) e duas concentrações de AIB (0 e 100 mg.L-1). Para o segundo experimento, utilizou-se o esquema fatorial 2x5, sendo duas posições de folha (terceira e quarta) e cinco concentrações de AIB (0 mg.L-1; 25 mg.L-1; 50 mg.L-1; 75 mg.L-1 e 100 mg.L-1). As variáveis avaliadas foram: sobrevivência; altura de planta; número de folhas; comprimento de raiz; massa seca de raiz, caule, folha e pecíolo. Nos dois ensaios constatou-se que a presença de AIB contribuiu de forma negativa para o desenvolvimento de mudas de batata-doce. Já as diferentes posições foliares não tiveram efeito na maioria das variáveis nos dois ensaios, exceto para número de folhas no ensaio 1. Logo, mudas de batata-doce devem ser produzidas na ausência de AIB e não são influenciadas pela posição da folha.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.