Avaliação das atividades genotóxica e antioxidante da periderme do caule de chichuá (Maytenus Guianensis Klotzsch)
Palavras-chave:
Celastraceae, radicais livres, mutagenicidadeResumo
Espécies pertencentes ao gênero Maytenus (Celastraceae) são utilizadas na medicina tradicional na região Amazônica contra câncer, reumatismo, como antiinflamatório. Maytenus guianensis, popularmente conhecida como “chichuá e xixuá” é uma árvore muito difundida na floresta Amazônica. No presente estudo o extrato etanólico da periderme do caule desta espécie foi investigada acerca de sua atividade antioxidante através do método do radical livre estável DPPH e seu possível efeito genotóxico em células da região meristemática através do teste Allium cepa. Os resultados obtidos para a atividade antioxidante revelaram uma CE50 para o extrato bruto de 50,44 µg.mL-1 e para o eluato acetônico 49,52 µg.mL-1, que se aproximam do valor obtido de 46,62 µg.mL-1 para o extrato da Ginkgo biloba. Para os testes de genotoxicidade os resultados revelaram uma baixa atividade genotóxica e significante atividade antiproliferativa nas células meristemáticas de raízes de Allium cepa em doses até 200 µg.mL-1 e 48 horas de exposição.Resumo do artigo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.