Atividade antimicrobiana de Artocarpus heterophyllus Lam. (Moraceae) sobre o desenvolvimento de Streptococcus pneumoniae e Escherichia coli
Palavras-chave:
Atividade antimicrobiana, produtos naturais, Artocarpus heterophyllusResumo
Este trabalho objetivou avaliar o potencial antimicrobiano dos extratos hidroalcoólicos de Artocarpus heterophyllus L. Para isso foi realizado um estudo transversal analítico para testar a ação antimicrobiana de folhas e cascas de caule, em forma de extrato bruto, da espécie A. heterophyllus L. sobre cepas de Streptococcus pneumoniae (ATCC 49619) e Escherichia coli (ATCC25922). As suspensões foram feitas em solução fisiológica 0,9% (p/v) até obter-se uma turvação equivalente ao padrão 0,5 da escala de Mac Farland. Uma alíquota de 100 µL dessa suspensão foi inoculada com Swab em placas de Petri contendo meio sólido Mueller-Hinton. Subsequentemente foram utilizados discos de papel de filtro, estéreis com 6 mm de diâmetro saturados com 10 µL de cada extrato e os mesmos foram testados contra os micro-organismos. Após 24 horas os resultados foram avaliados de acordo com a formação de halos de inibição em torno dos discos. As espécies bacterianas S. pneumoniae e E.coli apresentaram resistência para os extratos hidroalcoolicos da casca de A. heterophyllus, embora a espécie S. pneumoniae tenhadesenvolvido formação de 8,0 mm de halo de inibição para o extrato hidroalcoólico da folha de A. Heterophyllus a 10%, tal resultado caracterizou resistência, o que torna o uso terapêutico da espécie vegetal inócuo para as espécies bacterianas testadas.
Downloads
Publicado
2013-04-03
Como Citar
Cavalcante, G. M., Lima Neto, J. F., Bomfim, E. de O., & Flória-Santos, M. J. (2013). Atividade antimicrobiana de Artocarpus heterophyllus Lam. (Moraceae) sobre o desenvolvimento de Streptococcus pneumoniae e Escherichia coli. Scientia Plena, 9(2). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1154
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.