Pré – embebição em sementes de moringa

Autores

  • Allívia Rouse Carregosa Rabbani Bolsista DCR CNPq/Fapitec da Universidade Federal de Sergipe. Laboratório Genaplant.
  • Renata Silva-Mann Universidade Federal de Sergipe
  • Robério Anastácio Ferreira Universidade Federal de Sergipe
  • Michelle Conceição Vasconcelos Engenheira Florestal, Mestranda em Agroecossistemas da da Universidade Federal de Sergipe. Laboratório Genaplant.

Palavras-chave:

Moriga oleifera Lam., vigor, condicionamento

Resumo

Moringa é uma árvore que possui uma grande importância para a agricultura familiar, pelas suas diversas propriedades. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar curva de embebição e avaliar o efeito da pré-embebição na geminação de sementes de moringa, visando à pronta germinação na produção de mudas. Para determinar a curva de embebição das sementes, foi monitorado o peso da semente em intervalos regulares de 4 horas. Para os processos de pré-embebição empregou-se dois lotes diferentes, sendo o primeiro de sementes recém colhidas e o segundo com sementes armazenadas por 3 meses, ambas submergidas em água por 24 horas. Foram empregadas quatro repetições de 25 sementes, em delineamento inteiramente casualizado. As sementes foram postas em incubadora do tipo BOD à 25ºC e luz contínua, sendo as avaliações realizadas a cada 48 horas e avaliou-se a porcentagem, índice de velocidade, tempo médio e velocidade de germinação, comprimento e peso de matéria seca radicular, do hipocótilo e das plântulas inteiras. A semente de moringa necessita de 0,2 g de água em um período de 128 horas para germinar. A pré-embebição de sementes de moringa em água por 24 horas é eficiente promover a melhor expressão da viabilidade e vigor em moringa.

Biografia do Autor

Allívia Rouse Carregosa Rabbani, Bolsista DCR CNPq/Fapitec da Universidade Federal de Sergipe. Laboratório Genaplant.

Departamento de Produção Vegetal. Área de genética de plantas e tecnologia de sementes florestais.

Downloads

Publicado

2013-07-19

Como Citar

Rabbani, A. R. C., Silva-Mann, R., Ferreira, R. A., & Vasconcelos, M. C. (2013). Pré – embebição em sementes de moringa. Scientia Plena, 9(5). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/878

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)