A Inclusão do Aluno com Deficiência na Universidade Federal de Sergipe

Autores

  • P. D. Fernandes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • V. R. M. Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Palavras-chave:

Acessibilidade, Deficiência, Inclusão

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de analisar as condições de acessibilidade arquitetônica, pedagógica e atitudinal dos alunos que apresentam deficiência física do Campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe. Utilizamos como recurso metodológico o estudo de caso qualitativo, quantitativo e descritivo em torno de questões relacionadas à inclusão.  A inclusão é o caminho ideal para se construir uma sociedade para todos. Neste sentido, em um espaço acessível todos os usuários podem ingressar, circular e utilizar todos os ambientes e não apenas parte deles. Portanto, o processo de inclusão das pessoas em situação de deficiência não se trata de caridade, mas de um direito respaldado tanto em documentos internacionais quanto na Constituição Brasileira.

Biografia do Autor

P. D. Fernandes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

A Inclusão do Aluno com Deficiência na Universidade Federal de Sergipe.  Priscila Dantas Fernandes (PIBIC/CNPQ-Pedagogia/UFS); Verônica dos Reis Mariano Souza (Orientadora- DED/UFS).


Downloads

Publicado

2012-11-01

Como Citar

Fernandes, P. D., & Souza, V. R. M. (2012). A Inclusão do Aluno com Deficiência na Universidade Federal de Sergipe. Scientia Plena, 8(10). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/808