A representação social construída por licenciandos acerca do curso de física

Autores

  • D. C. de M. Cavalcante Instituto Federal do Ceará
  • T. C. de Souza Instituto Federal do Ceará
  • S. A. Silva Instituto Federal do Ceará
  • E. S. do N. Melo Instituto Federal do Ceará

Palavras-chave:

física, representação social, formação docente.

Resumo

O ensino de física tem sido, ao longo dos anos, ministrado de forma tradicional e distante da realidade dos alunos. No entanto, as novas exigências postas por uma sociedade da informação e da tecnologia reclama uma mudança de postura com vistas a articulação entre a escola e o mundo social. Nessa perspectiva, esse estudo busca compreender como os licenciandos do curso de física do Instituto Federal do Ceará – IFCE representam sua formação, no intuito de diagnosticar as principais potencialidades e lacunas desse curso e ainda, o redimensionamento de práticas metodológicas ultrapassadas e a adoção de novas formas de se pensar o ensino de física numa perspectiva voltada para os novos paradigmas de ensino. Para tanto, lançamos mão, no plano teórico, da teoria das representações sociais e de autores como Santos (2005) e Freire (1996); e, no plano empírico da Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP, aliada a análise de conteúdo. É objetivo desse estudo contribuir para desmistificação da física enquanto conhecimento acessível à alguns poucos privilegiados, para o redimensionamento das metodologias de ensino, assim como da própria compreensão acerca de como e para quê ensinar física. 

Biografia do Autor

D. C. de M. Cavalcante, Instituto Federal do Ceará


T. C. de Souza, Instituto Federal do Ceará


E. S. do N. Melo, Instituto Federal do Ceará


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Como Citar

Cavalcante, D. C. de M., de Souza, T. C., Silva, S. A., & Melo, E. S. do N. (2011). A representação social construída por licenciandos acerca do curso de física. Scientia Plena, 5(8). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/642