Sexo e Sexualidade: O que adolescentes do Ensino Fundamental têm a dizer?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.022701

Palavras-chave:

identidade sexual, representação social, análise de correspondência

Resumo

A sexualidade na adolescência foi abordada durante muito tempo apenas sob o aspecto biológico e reprodutivo. Na atualidade, porém, não podemos ignorar a expressão dos diferentes gêneros na formação da identidade e no comportamento individual. O objetivo desse estudo é identificar ideias e valores, explícitos e implícitos, de estudantes adolescentes sobre identidade e iniciação sexual a partir do uso do gênero binário como categoria analítica. Os dados foram obtidos a partir de um questionário semiestruturado aplicado a 110 estudantes do Ensino Fundamental II de escolas públicas da cidade de Itabaiana, SE. O questionário contém tópicos relativos à sociodemografia e utiliza a técnica de associação livre de palavras. As representações sociais dos participantes enfatizaram um perfil diferenciado entre meninos e meninas, sendo sexo, virgindade, masturbação e gravidez os temas que apresentam diferença significativa entre gêneros (p < 0,01). A análise de correspondência revelou diferentes padrões de associação sobre os temas relativos à sexualidade e corroboram a ideia que as desigualdades dos discursos entre gêneros são decorrentes de identidade e comportamento sexuais distintos, impostos pela cultura. Nossos dados ainda fornecem informações relevantes sobre sexualidade e gênero em espaços escolares e contribuem como linha de base para o entendimento das representações sociais da sexualidade de adolescentes do Nordeste do Brasil.

Biografia do Autor

Juliano Silva Lima, Instituto Federal de Sergipe

http://lattes.cnpq.br/5502200533762569

Myrna Friederichs Landim, Universidade Federal de Sergipe

http://lattes.cnpq.br/3961388319501481

Downloads

Publicado

2021-03-11

Como Citar

Lima, J. S., & Landim, M. F. (2021). Sexo e Sexualidade: O que adolescentes do Ensino Fundamental têm a dizer?. Scientia Plena, 17(2). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.022701