Efeito do método de síntese de materiais de LaNiO3 com estrutura perovskita nas suas características e na remoção do corante azul de metileno do meio aquoso

Autores

  • Joenesson Fílip Santos Ribeiro Universidade Federal de Sergipe (UFS) Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ)
  • Andreza Alves Souza Universidade Federal de Sergipe (UFS) Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ)
  • Elaine Cristina Nogueira Lopes Lima Universidade Federal de Sergipe (UFS) Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) Departamento de Química (DQI)
  • Marcelo José Barros Souza Universidade Federal de Sergipe (UFS) Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) Departamento de Engenharia Química (DQI)
  • Anne Michelle Garrido Pedrosa Universidade Federal de Sergipe (UFS) Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) Departamento de Química (DQI)

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.127202

Palavras-chave:

Perovskita, LaNiO3, método de síntese

Resumo

Óxidos com estrutura perovskita são alvo de importantes estudos, pois são materiais versáteis que apresentam aplicações magnéticas, elétricas, ópticas, catalíticas, adsortivas, entre outras, e também são facilmente sintetizados. Essas aplicações são potencialmente influenciadas pelo método de síntese e, nesse sentido, diversos métodos têm sido utilizados na preparação desses materiais, a fim de otimizar suas características e propriedades. Os métodos: proteíco modificada usando gelatina como agente complexante, mecanossíntese e método de combustão em placa de aquecimento e microondas foram usados para preparar os materiais do tipo LaNiO3 com estrutura perovskita usadas no presente trabalho. Os materiais obtidos foram caracterizados por técnicas físico-químicas (difratometria de raios X, adsorção de nitrogênio a 77 K e determinação do ponto de carga zero) e avaliados como adsorventes para a remoção do corante azul de metileno em meio aquoso. Todos os materiais apresentaram potencial de remoção do corante do meio, com destaque para o material obtido por mecanossíntese, que apresentou maior eficiência de descoloração do corante azul de metileno, devido ao seu menor tamanho de cristalito e maior área de superfície. Após os testes de remoção do corante, a estrutura da perovskita foi preservada e o adsorvente foi reutilizado após ser submetido à calcinação a 900 °C por 2 horas quando ocorreu a degradação simultânea do corante previamente adsorvido. Os materiais reaproveitados ainda apresentavam alto potencial de remoção de corantes.

Downloads

Publicado

2021-01-18

Como Citar

Ribeiro, J. F. S., Souza, A. A., Lima, E. C. N. L., Souza, M. J. B., & Garrido Pedrosa, A. M. (2021). Efeito do método de síntese de materiais de LaNiO3 com estrutura perovskita nas suas características e na remoção do corante azul de metileno do meio aquoso. Scientia Plena, 16(12). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.127202

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)