Unidade de ensino potencialmente significativa como elemento facilitador da aprendizagem de ciências biológicas no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.072701

Palavras-chave:

UEPS, Teoria da Aprendizagem, Ensino de Biologia

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de investigar o desenvolvimento da Aprendizagem Significativa (AS) através da utilização de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) no estudo dos micro-organismos em uma turma de ensino médio. O trabalho fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) desenvolvida por David P. Ausubel, tendo como aportes teóricos trabalhos de autores como Moreira, Masini, Krasilchik e Motokane, dentre outros. Foi utilizada uma abordagem qualitativa e elementos da Análise Textual Discursiva na interpretação dos dados. Questionários, observações in loco e gravações das aulas foram utilizados para identificar evidências de AS e dificuldades encontradas pelos alunos para a participação no processo. A maioria dos alunos expressou evidências de AS no material analisado. O tempo utilizado nas aulas foi considerado a principal variável capaz de interferir no desenvolvimento da AS, outras dificuldades foram evidenciadas na compreensão significativa do conteúdo, como a falta de conhecimentos prévios, predisposição para aprender e obstáculo epistemológico. Concluindo foi possível demonstrar que a utilização da UEPS foi eficaz, pois mesmo diante das adversidades, presentes no cotidiano escolar, os aprendizes conseguiram dar significado ao conteúdo estudado. Desta forma a AS pode ser alcançada em contextos diversificados, passíveis de variáveis cotidianas, através da estruturação e implementação dos métodos e instrumentos de ensino baseados no que propõe as UEPS.

Biografia do Autor

Bruna Gomes Correia, Universidade Federal de Sergipe

Carmen Regina Parisotto Guimarães, Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

2020-08-27

Como Citar

Correia, B. G., & Guimarães, C. R. P. (2020). Unidade de ensino potencialmente significativa como elemento facilitador da aprendizagem de ciências biológicas no ensino médio. Scientia Plena, 16(7). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.072701

Edição

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