A nutrição e alimentação saudável em aulas de Ciências: Percepções de alunos do 8° ano do ensino fundamental

Autores

  • E. A. Melo Universidade Federal de Sergipe
  • F. F. Abreu Universidade Federal de Sergipe
  • M. I. O. Araújo Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Nutrição, alimentação saudável, conceitos alternativos

Resumo

Esta pesquisa envolveu uma análise das concepções espontâneas de alunos do 8º ano do ensino fundamental sobre nutrição e alimentação saudável, objetivando também a avaliação do nível de conhecimento adquirido por estes nas aulas de Ciências em relação ao tema proposto, considerando a contribuição destas para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis. Foi utilizada uma metodologia baseada na pesquisa qualitativa, contando com questionários abertos e observação da ambiência escolar. Os resultados evidenciaram os seguintes aspectos: distanciamento do conhecimento científico nas ideias dos alunos; prevalência dos conceitos alternativos provenientes do meio social e das informações veiculadas pela mídia.  Concluiu-se que, nas escolas pesquisadas, ainda ocorre uma defasagem do ensino de Ciências, e consequentemente da abordagem dos temas nutrição e alimentação, sendo pouco o domínio do conhecimento pelos alunos, apesar deste ser importante para a tomada de atitudes positivas e conscientes em relação à sua alimentação e saúde.

Biografia do Autor

E. A. Melo, Universidade Federal de Sergipe

Bióloga licenciada pela Universidade Federal de Sergipe e Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

Melo, E. A., Abreu, F. F., & Araújo, M. I. O. (2013). A nutrição e alimentação saudável em aulas de Ciências: Percepções de alunos do 8° ano do ensino fundamental. Scientia Plena, 9(5). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/511

Edição

Seção

Artigos