Processo de síntese de cristais de hidroxiapatita dopada com Cr3+ e Zn2+ em diferentes concentrações

Autores

  • nataly silva brito Universidade Federal de Sergipe
  • Thiago Lima
  • Alyne Lima
  • Rogéria Nunes
  • Mario Valério

Palavras-chave:

hidroxiapatita, cromo, zinco

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo a produção de nanocristais de Hidroxiapatita Ca10(PO4)6(OH)2 (HAP), dopadas com diferentes concentrações molares de Cr3+ e Zn2+ para assim identificar o limite de solubilidade dos íons dopantes na rede cristalina hospedeira como também analisar a influência da dopagem na estrutura e morfologia das nanoparticulas de hidroxiapatita. A caracterização dos nanopós foi feita através da difratometria de raios-X (DRX) e os modos vibracionais foi analisado espectrometria de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), indicando que a utilização dos íons dopantes influenciam na cristalinidade e morfologia das hidroxiapatitas.

Biografia do Autor

nataly silva brito, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Física pela Universidade Federal de Sergipe, com um ano de iniciação científica sob a orientação do professor Mário Ernesto Giroldo Valério. Mestranda em Física na Universidade Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

2011-10-31

Como Citar

brito, nataly silva, Lima, T., Lima, A., Nunes, R., & Valério, M. (2011). Processo de síntese de cristais de hidroxiapatita dopada com Cr3+ e Zn2+ em diferentes concentrações. Scientia Plena, 7(9). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/461