A formação de professores em grupos de estudos e pesquisas pelo conviver espontâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.015701

Palavras-chave:

formação de professores, conviver espontâneo, experiência

Resumo

Este estudo propõe uma reflexão acerca dos grupos de estudos e pesquisas que acolhem professores da educação básica, professores universitários e acadêmicos dos cursos de licenciatura de uma universidade pública federal do extremo sul do Brasil. A pesquisa narrativa foi a escolha metodológica por acolher a experiência e, com isso, deixar emergir explicações sobre o fenômeno. Nessa direção, investigou-se como o linguajar e o emocionar que permeiam esses grupos de estudos e pesquisas proliferam potencialidades na formação de professores, assim, mantendo-os ativos no conviver espontâneo. Apresenta-se, aqui, a temática que demarcou confluências às narrativas e, a partir dessa, foram problematizadas as relações que se individuaram em rede e demarcaram, nesta investigação, a experiência como acontecimento. O estudo, por fim, assume que a convivência em grupos de estudos e pesquisas prolifera potencialidades na formação de professores pela possibilidade do encontro com a experiência que transforma os sujeitos.

Biografia do Autor

Dionara Teresinha Aragon Aseff, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4220364D1

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ; Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação pela Universidade Federal de Santa Maria ; Especialização em Gestão de Pólos, pela Universidade Federal de Pelotas e Mestrado em Educação- Linha de Pesquisa: Universidade, Teoria e Prática- pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal do Pampa(UNIPAMPA), no curso de Licenciatura em Matemática e doutoranda do Programa de Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

 

Downloads

Publicado

2018-03-06

Como Citar

Aragon Aseff, D. T., & Rodrigues, S. C. (2018). A formação de professores em grupos de estudos e pesquisas pelo conviver espontâneo. Scientia Plena, 14(1). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.015701