Validação de um programa semiautomática para a avaliação de microcalcificações em um phantom de mama

Autores

  • Carolina Marcela Viloria Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-3910-2154
  • Lucas Paixão Departamento de Anatomia e Imagem/Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Priscila Santana Departamento de Anatomia e Imagem/Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Fernando Leyton Faculty of Health and Odontology, Diego Portales University, Santiago, Chile and Radiological Sciences Center, Health Sciences Faculty, Tarapacá University, Arica, Chile.
  • Maria do Socorro Nogueira Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.071303

Palavras-chave:

Mamografia, Controle de Qualidade, Porcessamento Digital de Image

Resumo

A fim de garantir de garantir que o rastreamento e diagnóstico mamográfico são feitos corretamente e de forma eficiente, a Vigilância Sanitária do governo de Minas Gerais, no Brasil criou o 'Programa de Monitoramento Mensal de Qualidade em Mamografia dos serviços públicos e privados do Estado de Minas Gerais' no Brasil, Imagens do phantom do Colégio Brasileiro de Radiologia são enviadas para a Agência Governamental onde são avaliadas visualmente. O objetivo deste trabalho é desenvolver um programa para a avaliação semiautomática das microcalcificações presentes nas imagens do phantom. Técnicas de processamento digital foram aplicadas nas imagens, com o objetivo de caracterizar cada objeto de interesse presente no phantom de mama. Os algoritmos foram desenvolvidos em MATLAB e a avaliação dos objetos teste foi feitas de acordo com parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde do Brasil. O nível de concordância entre a avaliação visual e computacional é considerado "razoável", de acordo com o estatístico “coeficiente kappa” o qual determina a força de concordância entre os métodos, o valor de kappa foi de 0,291. O programa pode se tornar uma boa ferramenta na automação das avaliações das imagens do phantom.

Downloads

Publicado

2016-07-20

Como Citar

Viloria, C. M., Paixão, L., Santana, P., Leyton, F., & Nogueira, M. do S. (2016). Validação de um programa semiautomática para a avaliação de microcalcificações em um phantom de mama. Scientia Plena, 12(7). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.071303

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)