O papel da world wide web na formação do físico médico: rumos e desafios do ensino de física médica por meio de uma etnografia de seu público discente no espaço eletrônico

Autores

  • Janaína Dutra Silvestre Mendes National Institute of Cancer e Federal University of Rio de Janeiro
  • Lea Mirian Barbosa da Fonseca Federal University of Rio de Janeiro
  • Victoria Maria Brant Ribeiro Machado Federal University of Rio de Janeiro

Palavras-chave:

física médica, educação superior, apoios educacionais, ferramentas de aprendizagem, internet

Resumo

Este artigo pretende identificar os principais recursos (via internet) mais comumente usados pelos discentes de cursos de física médica (FM) durante sua formação e reconhecer os canais de comunicação e trânsito de informações, provenientes da internet, mais utilizados pelo graduando e pós-graduando em FM. Dos participantes da pesquisa, 98% declararam usar a internet para buscar conteúdos em FM, sendo a maioria em sites de associações de classe e agências reguladoras oficiais. 43% responderam que sua formação acadêmica não foi suficiente, quantitativa e qualitativamente. Sendo assim, já é possível reconhecer lacunas no tocante à formação e à atividade final, sob a perspectiva dos egressos. Com a grande maioria buscando este conhecimento altamente específico na internet, pode-se inferir que ela traz a marca da modernidade quando facilita a transformação do conhecimento comum (divulgado na rede) no conhecimento científico que o aluno construirá durante sua formação.

Biografia do Autor

Janaína Dutra Silvestre Mendes, National Institute of Cancer e Federal University of Rio de Janeiro

http://lattes.cnpq.br/1661761102945997

Lea Mirian Barbosa da Fonseca, Federal University of Rio de Janeiro

http://lattes.cnpq.br/9082260061201946

Victoria Maria Brant Ribeiro Machado, Federal University of Rio de Janeiro

http://lattes.cnpq.br/2821793267300530

Downloads

Publicado

2014-01-07

Como Citar

Dutra Silvestre Mendes, J., Barbosa da Fonseca, L. M., & Brant Ribeiro Machado, V. M. (2014). O papel da world wide web na formação do físico médico: rumos e desafios do ensino de física médica por meio de uma etnografia de seu público discente no espaço eletrônico. Scientia Plena, 9(12). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1678