Emergência e crescimento inicial de plântulas de Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong em diferentes substratos

Autores

  • Sr Silva Cruz Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal da Paraíba
  • E. U. Alves
  • R. S. Silva
  • L. A. Andrade
  • L. R. Araújo

Palavras-chave:

tamboril, espécie florestal, resíduos agroindustriais

Resumo

A espécie Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong tem ampla distribuição no território brasileiro sendo bastante indicada para o reflorestamento de áreas desmatadas. A remoção da cobertura vegetal nativa nos diferentes ecossistemas do Brasil induz a necessidade de estudos voltados para a aquisição de mudas de espécies florestais com qualidade, sendo o substrato indispensável para a obtenção de resultados satisfatórios. O trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a eficiência de diferentes substratos sobre a emergência e crescimento inicial de plântulas de E. contortisiliquum. O experimento foi realizado em casa de vegetação pertencente ao Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Areia-PB, seguindo um delineamento experimental inteiramente casualizado. Os tratamentos foram compostos por substratos formulados a partir da mistura de areia lavada (75-100%), terra de subsolo (75-100%), vermiculita (50-100%), pó de madeira (25-50%), pó de coco (25-50%) e casca de arroz carbonizada (25-50%). Para avaliação do efeito dos tratamentos determinou-se as seguintes características: porcentagem de emergência, índice de velocidade de emergência, frequência relativa de emergência, comprimento e massa seca da parte aérea e raízes de plântulas. A incorporação de 50% de casca de arroz carbonizada, pó de madeira ou pó de coco à vermiculita proporciona elevada emergência de plântulas de E. contortisiliquum. 

 


Biografia do Autor

Sr Silva Cruz, Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal da Paraíba

Engenheiro Agrônomo formado pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Areia-PB. Atualmente é aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia do CCA-UFPB atuando na linha de pesquisa Ecologia, Manejo e Conservação de Recursos Naturais.

Downloads

Publicado

2014-01-09

Como Citar

Cruz, S. S., Alves, E. U., Silva, R. S., Andrade, L. A., & Araújo, L. R. (2014). Emergência e crescimento inicial de plântulas de Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong em diferentes substratos. Scientia Plena, 9(12). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1505

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)