O corpo enquanto objeto de estudo da Educação Física: Breves apontamentos

Autores

  • Fabio Zoboli Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Renato Izidoro da Silva Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Elder Silva Correia Universidade Federal de Sergipe - UFS

Palavras-chave:

Corpo. Educação Física. Área do conhecimento.

Resumo

O presente texto apresenta a Educação Física dentro e a partir do “cenário acadêmico/científico” para em seguida esboçar algumas dificuldades relacionadas ao corpo enquanto objeto de estudo desta área e para além dela. Questões como o recorte do corpo enquanto objeto de estudo; as dificuldades de se conceituar o corpo para além de uma ciência; as tensões históricas do corpo cindido – Leib e Körper – no âmbito do seu recorte enquanto objeto de pesquisa da Educação Física; e, a natureza interdisciplinar e complexa do corpo enquanto objeto são temas centrais nesse texto. Muito do que o texto apresenta são questões/problemas históricos do corpo no âmbito da Educação Física, mas que podem e devem ser constantemente problematizados e tensionados com o fim de se visualizar novos sentidos e possibilidades.

Biografia do Autor

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe – UFS. 

Renato Izidoro da Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe – UFS. 

Elder Silva Correia, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Acadêmico do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe – UFS. 

Downloads

Publicado

2013-07-29

Como Citar

Zoboli, F., da Silva, R. I., & Correia, E. S. (2013). O corpo enquanto objeto de estudo da Educação Física: Breves apontamentos. Scientia Plena, 9(7(a). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1376