A tabela de Flanders como ferramenta para observação da Interação verbal professor-aluno

Autores

  • M. H. C. Costa Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe
  • B. A. Santos Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe
  • G. K. A. Santos Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe
  • C. J. V. Barbosa Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ensino de Física, Interação professor-aluno, Sistema de Análise de Interação de Flanders

Resumo

A comunicação em sala de aula é um dos aspectos indispensáveis no âmbito do ensino, pois sendo alinguagem o principal recurso utilizado pelos professores no ato de ensinar, é de suma importância nainteração professor-aluno. O estudo sobre as interações discursivas e da linguagem tem crescido emdiversas áreas do conhecimento e tem demonstrado força na área de pesquisa em ensino de ciências. Essapesquisa procurou investigar a interação verbal professor-aluno das aulas de Física, baseada nascontribuições teóricas do sistema de análise de interações de Flanders. A investigação envolveu aulas deFísica em duas escolas pública de ensino médio no município de Itabaiana-SE. O instrumento de pesquisaadotado foi gravação em vídeo das aulas que foram utilizadas para fazer as análises com base no sistemade análise de interação de Flanders. As análises nos mostram que a interação entre professores e alunosnas aulas de Física é pequena, demonstrando que estas aulas ainda se encontram centrada no professor edeixam o aluno como sujeito passivo.

Biografia do Autor

M. H. C. Costa, Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe

; ; G. K. A. Santos; C. J. V. Barbosa

Downloads

Publicado

2013-02-04

Como Citar

Costa, M. H. C., Santos, B. A., Santos, G. K. A., & Barbosa, C. J. V. (2013). A tabela de Flanders como ferramenta para observação da Interação verbal professor-aluno. Scientia Plena, 8(12(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1274

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)