O bairro Jardins: processo de enobrecimento urbano, consolidação de estratos socioeconômicos e “ilhas” de segregação social.

Autores

  • Anselmo Belém Machado Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Resumo

O artigo relata alguns problemas relacionados ao crescimento urbano descontrolado e rápido do bairro Jardins, situado na cidade de Aracaju (SE). O espaço construído dessa “célula urbana”, embora de minúscula dimensão, vem recebendo influência do processo de globalização pelo qual está passando o mundo. Pode-se observar que, na área estudada, a paisagem urbana, com novos modelos arquitetônicos, vem definindo as particularidades do bairro em relação a outros que, apesar de muito próximos, apresentam realidades econômicas e sociais bem diferentes. Durante a realização do estudo, constatou-se, na área, a existência de estratos socioeconômicos e de uma “Ilha” de segregação social. A existência de um espaço construído com especificidades de luxo e maior concentração de uma classe privilegiada é reforçada pela constatação em ser o metro quadrado mais caro da cidade de Aracaju.

Biografia do Autor

Anselmo Belém Machado, Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Professor Adjunto I, Departamento de Geografia UFS. Mestrado em Organização do Espaço no Mundo Subdesenvolvido pela UFS. Atualmente desenvolvo ensino, pesquisa e extensão sobre Geografia Urbana e mais especificamente sobre o bairro Jardins-Zona sul de Aracaju. Estou escrevendo também um livro sobre o espaço cosntruído do bairro jardins, sobre segregação sócio-espacial e impacto ambiental.

Downloads

Publicado

2010-09-13

Como Citar

Machado, A. B. (2010). O bairro Jardins: processo de enobrecimento urbano, consolidação de estratos socioeconômicos e “ilhas” de segregação social. Scientia Plena, 6(8). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/114